DEPOIMENTOS
Yoga Teacher
Lakshmi Shivani
Rita Camargo
"Eu me inclino do fundo do coração ao Swami Mahesh Charu por nos proporcionar a vivência de seu profundo amor pelo Yoga.
Ele nos passa o conhecimento de alguém que realmente vive a filosofia, os preceitos e a prática do Yoga no seu dia a dia e nos inspira a fazer o mesmo, com disciplina e amor.
Como professora de Yoga fazendo uma segunda formação, meu objetivo era justamente ver os ensinamentos do Yoga por um ângulo diferente e trazer um novo frescor à minha prática. E foi isso e muito mais que alcancei com o apoio do Swami Mahesh.
Seu jeito único, aberto, poderoso de apoiar e contribuir para o desenvolvimento profundo tanto do grupo como individual de cada participante foi essencial.
Uma experiência transformadora e maravilhosa, cheia de insights que mudaram minha vida e meu jeito de encarar o Yoga.
Gratidão!
Lakshmi Shivani
Rita P Camargo
Yoga Teacher
Yoga Shakti
Tamires Posteraro
"Ao encontrar o curso de Formação em Yoga Integral me deparei com uma experiência complexa e incrível. Além de trazer com propriedade o ensinamentos de técnicas do Yoga, trouxe desenvolvimento mental e espiritual, me transformando num ser de maior consciência corporal e emocional.
A gratidão é imensa ao Mestre Swami Mahesh Charu e às minhas amadas colegas de curso. Os ensinamentos passados por Swami Mahesh foram indispensáveis à minha formação no Yoga Integral e ao meu crescimento interno. A convivência com minhas irmãs de alma e colegas do curso foi enriquecedora ao meu desenvolvimento como pessoa.
Ser professora de Yoga Integral me traz muita alegria e também muita responsabilidade. O Yoga requer muito estudo, muita atenção e, portanto, me traz o ensinamento da disciplina e do amor. É por isto que depois de ter passado pela experiência da formação em Yoga Integral sou um outro ser e pretendo a cada dia, com a ajuda do Yoga e da minha entrega a ele, ter melhor conhecimento do meu eu e da Supraconsciência"
Yoga Shakti
Tamires Piedade Posteraro
Yoga Teacher
Premananda
Marilandi Pereira
"Quando estamos conectados com o nosso verdadeiro "EU" as energias confluem para o que o universo nos reserva.
Isto me parecia apenas uma teoria até conhecer os ensinamentos do Yoga ministrados no curso de Formação em Yoga Integral. Não se trata apenas de ensinamentos de técnicas do yoga, mas da verdadeira filosofia. Não é apenas um curso de formação de instrutores, mas sobretudo de formação de almas.
Com os ensinamentos do Mestre Swami Mahesh Charu senti minha alma integrar-se por completo a meu corpo e tornarem-se por inteiro parte deste grande universo. Sinto-me completa.
Este tempo de convivência com pessoas maravilhosas que se uniram por um objetivo maior foi gratificante e mais uma vez confirmou que atraímos pessoas e coisas que estão em conexão com nossa vibração, como sempre afirma o Mestre Swami Mahesh Charu.
Gratidão ao Universo, gratidão ao meu Deus Interior, gratidão ao Mestre, gratidão às minhas irmãs de curso, gratidão por ter vislumbrado um mundo novo e expandido minha consciência e espero poder sempre compartilhar esta experiência com as pessoas ao meu redor"
Premananda
Marilandi Pereira
Yoga Teacher
Hari Devi
"A importância de um mestre"
Busca-o na ânsia de respostas
E ele te preenche com dúvidas.
Leva à ele teus problemas em uma bandeja decorada
E ele ri mostrando o quanto são pequenos.
Diz tu à ele: quero um dia ser luz
Responde ele: só a terá se aceitá-la agora.
Busca no teu mestre as orientações através de palavras
Responde ele à ti através do olhar.
Pretende através dele tornar-se preenchido
Mostra-te ele a importância do vazio.
Busca teu mestre no intento de experiências altivas
Ensina-te ele a humildade.
Sentes a necessidade de expor teus sentimentos
E mostra teu mestre a importância do silêncio.
Procura teu mestre em busca da perfeição
Ele te mostra humanidade.
Anseia de teu mestre um caminho para a iluminação
Ensina-te ele: sozinho não há caminho.
Queres luz? Ilumina teu irmão.
...
(Caroline Nunes Girão)
Olá! Meu nome é Carlos (Niravan) e eu participei do curso intensivo de Yoga Integral do 2º semestre de 2014. Hoje m questão faz uma semana que eu voltei pra casa, revi meus familiares, amigos e me coloquei novamente em meu ritmo e rotina de vida! Qual a sensação neste exato momento? Ainda sinto que estou com um pé aqui e outro lá na Ashram.
Minha experiência com o curso atingiu muito mais do que minhas expectativas iniciais (que eram estudar yoga literalmente e receber um certificado). Notei já nos primeiros dias que o mais difícil seria a convivência, e também o trabalho difícil e complicado que é reformular, entender, compreender meu próprio ego. Nossa real dificuldade é que não percebemos (novamente pelo ego) como somos às vezes arrogantes, individualistas, impacientes... E para mim, bem no final desses dois meses, eu consegui notar toda essa proposta do curso em que o Yoga sendo também uma filosofia de vida estaria presente não somente nos livros, apostilas e aulas teóricas, e sim verdadeiramente presente no meu próprio dia a dia.
A cada instante que eu me permiti refletir sobre minhas ações no ashram, hoje agora eu faço essa reflexão e percebo que eu não apenas fiz um curso de Yoga, eu vivi em Yoga! Minhas considerações finais são que o curso intensivo de Yoga é como a nossa vida, com altos e baixos, prazeres e deveres, dar e receber. Gratidão a todos que passaram comigo por esse breve momento da minha vida! Namastê
Niravan
Carlos Rocha
Yoga Teacher
Niravan
Carlos Rocha
Yoga Teacher
Sat Prema
Gisele Parron
"Segui meu coração e tive a melhor experiência da minha vida com relação ao conhecimento espiritual. Durante os 2 meses que estive morando na escola, aprendi todos os dias, com os mestres, comigo mesma, com os outros alunos e amigos que fiz. Um ambiente de luz, de amor verdadeiro, de alegria.
O curso me trouxe conhecimento teórico e prático para a vida e não só para a atuação como professora. Superou muito as minhas expectativas, aprendi até mesmo a não ter mais expectativas, pensar e agir no presente com devoção e amor.
A formação com o Swami Mahesh Charu abriu os olhos da alma, da consciência para entender e enxergar questões universais e da minha vida que estavam esquecidas lá no fundo, no inconsciente. E esse processo só começou.
Gratidão a todos os seres iluminados que fizeram e farão parte dessa minha jornada. Espero retribuir para o mundo tudo que recebi durante a formação"
Fé é a única certeza! (Swami Mahesh)
Sat Prema
Gisele Parron Ruiz
Yoga Teacher
Lalita
Ana Campos
A formação em Yoga é um momento muito especial na vida de uma pessoa. Entrei no curso de formação com muitas expectativas sobre o que era yoga e a formação foi um processo intenso de grande transformação e desconstrução de todos esses conceitos. Ao realizar o intensivo todos compartilhamos de profundos aprendizados técnicos e filosóficos do yoga e adquirimos bagagem para trabalhar no mundo distribuindo o conhecimento que recebemos. Mas o principal aprendizado consistiu em acordar valores do espírito que nem sempre permitimos que se manifestem em nosso dia a dia e são essenciais para que possamos ancorar o amor no mundo, pois constituem a essência do Yoga. Toda a formação foi um processo de recordar a doação desinteressada, a compaixão, a aceitação, dentre outros valores que nos reintegram e recordam que devemos ter autoconfiança para entender que somos seres interconectados e que devemos nos comprometer em fazer o nosso melhor para que todos sejam felizes e prósperos. Devo agradecer imensamente ao trabalho maravilhoso e dedicado do Swami Mahesh Charu, por iluminar a fé dentro de nós e nos ensinar que a vida espiritual se manisfesta na exaltação de nossas virtudes diariamente, e a todos os amigos maravilhosos que me ajudaram através de ensinamentos e acolhimento durante os dois meses de imersão! Espero poder retribuir meus aprendizados e honrar o que recebi ao prosseguir em minha jornada!
Namaste!
Lalita
Ana Campos
Shivani Tanmatra
Yoga Teacher
Exatamente 1 ano atrás eu me afastei de muitas das atividades que eu estava exercendo, imersa em muita ansiedade. Fiz algumas aulas gratuitas de yoga que me trouxeram alívio da ansiedade e até sensação de auto-cura, então decidi me aprofundar. Voltei quinta-feira passada de um retiro de Yoga Integral, no interior de São Paulo. E assim, estou absorvendo tudo o que foi essa vivência. As fichas estão caindo aos poucos. Da minha necessidade de me conectar com o meu corpo e meu espírito simultaneamente.
Sobre esses quase 50 dias que passei no Sri Aurobindo Ashram criado pelo mestre Mahesh:
No karma yoga e sevas, aprendi a me interiorizar em ações comuns do dia-a-dia como faxina, perceber as emoções e pensamentos que vem a tona, você acha que está limpando ou arrumando a casa, mas na verdade está trazendo a superfície aquilo que precisa ser purificado em si mesmo. A convivência e os estudos também levantam muita emoções, se você resistir e/ou somatizar essas emoções, elas vão refletir na sua saúde! Se você se conscientizar delas, e aceitá-las, você se cura! Experienciei tudo isso por mim mesma... Num dado momento, na segunda semana que estava lá, alguns minutos após a segunda aula prática de asanas, senti cólica no baixo ventre, ( que até então eu achei que fosse menstrual), e depois descobri que na verdade eu havia expelido uma pedra do meu rim direito! Mas quase sem dor perto do que eu ja senti no passado em relação a isso! (Nota: O urologista uns 2 anos atrás me questionou sobre o fato de as pedras que eu tinha não se moviam). Me investiguei e então me dei conta das emoções que estavam por trás do desconforto físico que persistiu por uns dias, e ao fazer isso aos poucos voltei completamente ao normal, sem desconfortos. Procurei direcionar mais minha atenção para o meu objetivo em estar lá, o que eu poderia desenvolver em mim mesma e o que disso eu poderia compartilhar com o Ashram. Nesse período que estive lá também pude em algumas situações entrar em contato com os meus medos, que em seguida, após tomar consciência e entendimento, me levaram a liberação através de catarses. Alguns dias depois de uma dessas catarses, expulsei mais uma pedra do meu corpo! E dessa vez totalmente sem dor. E refleti sobre a importância da auto-cura, autossuperação, de exercitar a elasticidade do corpo, abertura da mente e sobre nos movimentar pela nossa essência. Aprender que as coisas não estão só na mente, o nosso corpo guarda informações de situações passadas, o corpo se lembra , "as emoções se alojam nos músculos" e estas vão se liberando ao longo do nosso autoconhecimento.
Nas aulas de estudos filosóficos sentia minha vibração se elevar, se expandir! Nas aulas com música e mantras meu espírito se alimentou e revitalizou! Nas aulas práticas meu coração expandia tanto que chegava lá longe na montanha vizinha, me dava energia pra ficar ativa o dia todo. Tudo isso, junto do contato com a natureza, me fazia sentir amor incondicional. Eu sei que as experiências e os momentos foram diferentes pra todos que estavam ali. Sei que todos nós temos nossos defeitos, nossas questões a serem resolvidas e nossos altos e baixos. Sei que o meu caminho de desenvolvimento dentro do yoga só começou. Mas eu quero dizer: Mahesh Charu, eu vejo você! Eu vejo a sua intenção em nos despertar para a verdade e para os potenciais do nosso espírito, ao invés de nos formar em outros humanos engessados. Eu vejo o seu potencia em manifestar o que você ama, o seu conhecimento filosófico, a sabedoria e intuição para interpretar, a sua sensibilidade em criar o lugar que você criou, o seu amor por levar mais espiritualidade, verdade e magia a vida das pessoas. O amor em ensinar a dar o que comer pro nosso espirito e também de nos guiar em como continuar a alimentá-lo depois de sair do Ashram. Em nos incentivar a termos mais fogo e coragem para manifestar aquilo que o nosso espirito pede! Muito obrigada por isso! A você, Jay Ma, Marcio, Gabi, Ma Shakti e Garuda sou grata! Aprendi com todos! Aos manos e manas que estavam aprendendo junto (Fabiano, Felipe, Jayne, Johnathan, Maura), levo um pouquinho de cada um de vocês comigo!
E também levo em mim e sou grata pelo aprendizado com os 5 elementos: através do amor pela natureza, animais e a Terra que nos concedeu um corpo físico para purificarmos e evoluirmos nosso espírito; a Água que nos mantém maleáveis e conectados com nossas emoções e sentimentos verdadeiros; o Vento das mudanças; o Éter dos som dos mantras entoados que nos conecta com o universo e tudo o que é divino; e o Fogo espiritual que nos conduziu a esses (re)encontros, transformações, que nos uniu nas fogueiras e também que me permitiu cantar e fazer serenatas publicamente como eu nunca tinha feito!
Om Namah Shivaya!
Ahooow!
Axé!
Odoya!