top of page


Professor Hermógenes (1.921)

(José Hermógenes de Andrade Filho)

 

 

 

José Hermógenes de Andrade Filho, nasceu em 9 de março de 1921, em Natal, no bairro do Tirol, Rio Grande do Norte.
Por volta dos 10 anos, teve uma experiência que ele considerou como o primeiro contato com os princípios do yoga, e que futuramente regeria toda a sua vida. Ao se banhar na beira do mar, foi puxado pela correnteza e quase afogou-se, não sabia nadar. De repente, viu um rapaz nadando em sua direção. O salvador lhe disse: "Não tente me ajudar nem me segurar. Simplesmente amoleça". Ele obedeceu. Entregou-se à circunstância e se deixou salvar. Naquele instante, Hermógenes aprendeu a lição da entrega: "fui aprendendo de mansinho a viver de forma suave e a aceitar de forma positiva as dificuldades que a vida me impõe, para poder transformá-las em aprendizado".

 

Como não havia escolas superiores em Natal e não tinha recursos para estudar em outra cidade, Hermógenes decidiu fazer um curso na Escola Militar do Rio de Janeiro, onde tinha hospedagem, estudo e alimentação. Casou-se Ione Maria.

Em 1.945, já com duas filhas, Ana Lúcia e Ana Cristina, estava se preparando para ir à Itália, lutar na Segunda Guerra. Fazia parte da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Ele diz que sua mãe rezou tanto que a guerra acabou. Como tinha feito um curso de técnicas pedagógicas, começou a pensar em lecionar na Escola de Instrução Especial do Exército.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola de Instrução Especial do Exército (Realengo - década de 1.940)

 

Entrou, então, na Escola Militar como Tenente da Cia. do 2º ano ginasial, professor de história e filósofo.
Na década de 1.950, já capitão do Exército quase resignou-se a se contentar apenas com o aspecto litúrgico da religiosidade, procurando aceitar, sem no entanto compreender.

 

No fim dos anos 50, foi surpreendido por uma tuberculose. 

A Bhagavad Gītā o deu tranqüilidade em relação às provações. Já estava praticando o Yoga espiritual e não sabia.

 

O médico lhe comunicou que o procedimento, com entradas de catéteres no pulmão para cauterizar as feridas, teria de ser feito sem anestesia (na época feita com gases inflamáveis). Ele lhe disse que teria de suportar a dor sem gritar, sem se mover nem se defender. Teria de ficar imóvel.

 

Professor Hermógenes relata como foi:

"Fiquei segurando uma barra de ferro, enquanto ele furava minha caixa torácica dos dois lados. Uma dor terrível. O médico tinha me dito que iria demorar uns minutos, mas o tempo passava e não acabava. Senti um desejo enorme de morrer. Então, me lembrei do Bhagavad Gītā, que diz que nosso destino depois de deixar o corpo é determinado pelo nosso último pensamento. Aquelas pessoas que morrem dizendo o nome de  Deus vão para Deus. Comecei a falar o nome de Jesus. Nessa hora exata, o médico disse: 'Está terminado'. É nas horas de profundo sofrimento que você alcança a metanóia. Metanóia é uma palavra grega que significa 'mudar a direção da mente'”.

 

 

Hermógenes já era Major e se reformou como Tenente-coronel. Foi aí que ganhou um livro de Hatha Yoga (Yoga and Sports, de Elizabeth Haich e Selvarajan Yesudian), que ensinava uma série de posturas para melhorar a saúde física e espiritual. Com um autor indiano (Selvajaran Yesudian) e escrito em francês, o livro foi um manual "sem mestre", pois era extremamente claro. Assim, ele começou a praticar Hatha Yoga, como experiência, em silêncio e escondido, no chão frio do banheiro, pois assim ninguém o desaprovaria.

 

 

Auto-didata, começou, então a dar aulas na garagem de uma aluna, devido ao crescente interesse em sua cura e rebilitação. Mergulhou nos livros de filosofia para, em 1.960, publicar um livro revolucionário para a época, o primeiro compêndio em português de Hatha Yoga: "Autoperfeição com Hatha Yoga", o primeiro manual do tipo publicado em língua portuguesa. Foi nessa época que conheceu Caio Miranda.

“Estudei muito para escrever. Não queria que o livro virasse objeto de riso dos profissionais, dos médicos... Ninguém falava em Yoga no Brasil. Eu estava sozinho nessa aventura fantástica”.

 

 

Teve que ceder aos pedidos de abrir um espaço maior para dar aulas, pois o número de alunos não mais cabia na garagem. Então, um dia, um amigo lhe fez uma surpresa: o levou para conhecer um espaço no centro do Rio de Janeiro e comprometeu-se a pagar a mensalidade se o professor não conseguisse alunos (o que nunca foi preciso). Surgiu aí a Academia Hermógenes de Yoga, fundada em 1.962, que permanece até hoje no mesmo endereço, sem ter filiais ou propaganda.

 

 

Em 1.979 casa-se com Maria Bicalho, companheira inseparável, que passou a acompanhá-lo onde quer que fosse. Devota de Sathya Sai Baba, com ela viajou inúmeras vezes à Índia, onde teve a oportunidade de conhecer o mestre indiano.

Foi um dos primeiros a trazer a mensagem de Sathya Sai Baba para o Brasil.

 

 

Hoje, com seis netos e três bisnetos, o professor que começou escrevendo livros didáticos, em 1.955, tem um conjunto literário que já conta com mais de 30 livros, alguns editados no exterior, além da tradução de seis volumes de cunho filosófico e espiritualista. Publicou, entre outros, "Saúde na Terceira Idade" e "Yoga para Nervosos". Já perdeu a conta de seminários, aulas e palestras que fez no Brasil, em Portugal e na Argentina, onde, aliás, goza de um prestígio que julga maior do que em nosso país.

 

 

O professor Hermógenes recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d'Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrônica e Psiquiatria (Milão, 1.977), foi escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1.988 e recebeu a Medalha Tiradentes em 8 de maio de 2.000, premiação conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo bem-estar e benefícios à saúde que as obras de José Hermógenes de Andrade Filho trouxeram para os brasileiros. 

 

José Hermógenes de Andrade Filho é considerado o pioneiro em medicina holística no Brasil, com mais de 42 anos de prática e ensino de Yoga. Filósofo, poeta, escritor e terapeuta, o professor Hermógenes costuma dizer que se sente mais jovem hoje, aos 85 anos, do que se sentia aos 35. Doutor em Yogaterapia, título concedido pelo World Development Parliament, da Índia, é o criador do treinamento anti-stress.

 

 

bottom of page