top of page

 

CÓDIGO DE ÉTICA DO YOGA

 

 

Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. Ética significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões comuns, é proceder bem, é não prejudicar ou se beneficiar do próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, etc.
O Código de ética profissional é um conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. O código de ética profissional é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

 

 

O Yoga integral apresenta um código de ética que propõe discutir conceitos éticos e morais daquele que se dispõe a ensinar o Yoga, em particular o Yoga Integral.

 

 

 


CÓDIGO DE ÉTICA DO YOGA


 

1 – Preâmbulo

 

Art. 1º
O Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática do professor de Yoga e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais.

 

Art. 2º
Os preceitos deste Código de Ética Profissional têm alcance sobre os profissionais do yoga em geral, quaisquer que sejam seus níveis de formação, modalidades ou especializações.

 

Art. 3º
As profissões do Yoga são caracterizadas pelo saber científico, artístico e filosófico que incorporam, pelas expressões que utilizam e pelos resultados individuais, sociais, espirituais, econômicos e ambientais do trabalho que realizam.

 

Art. 4º
Os profissionais são os detentores do saber especializado de suas profissões e os sujeitos pró-ativos deste desenvolvimento.

 

Art. 5º
 O objetivo das profissões e a ação dos profissionais volta-se para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, nas gerações atual e futura.

 

Art. 6º
As entidades pessoais, instituições e conselhos integrantes desta organização profissional são igualmente permeados pelos preceitos éticos das profissões e participantes solidários em sua permanente construção, adoção, divulgação, inclusão, preservação e aplicação.


2 - Dos princípios éticos

 

Art. 7º 
A prática da profissão é fundada nos seguintes princípios éticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta:


Da natureza da profissão

I – Yoga é o conjunto científico, artístico e filosófico originados e desenvolvidos há milhares de anos por milhares de mestres Realizados da Índia Antiga tendo como base a transcendência do Ser e da sociedade.

Do objetivo da profissão

II – O profissional de Yoga é o bem social e evolutivo da humanidade. É o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação ancestral e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores físicos, mentais, emocionais e espirituais sobre si mesmo, sobre os demais e todo o universo. Seu objetivo é atingir à iluminação não apenas individual mas principalmente social.

Da honradez da profissão

III - A profissão é Alto Título de Honra e sua prática exige conduta honesta e digna, com respeito e honra à todos os mestres ancestrais e ao mestre que lhe permitiu chegar até este ponto. A honradez da profissão se baseia nos verdadeiros valores fundamentais ensinados no Yoga, nos 3 planos da existência humana (físico, mental-emocional, espiritual)

Da eficácia profissional

IV - A profissão realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de técnicas adequadas e assegurando os resultados milenares propostos e preservados histórica e ancestralmente pela tradição do Yoga, observando a fidelidade nos seus ensinamentos para que não haja deturpação de suas Verdades Milenares;

V – O profissional de Yoga se conscientiza a não seguir por uma vertente própria, pessoal, ou sem linhagem adequada, utilizando o nome do yoga indevidamente, pois estaria contribuindo pela má propagação dos valores tradicionais. Sendo assim, o profissional que cumpre o código de ética está sujeito a perpetuar os ensinamentos do yoga sem o direito de deturpá-los ou modifica-los em troca de patentes, de defesa de marca ou criando produtos comerciais que vão ao desencontro das propostas milenares das quais defendemos.

VI – Entende-se que o yoga deve ser mantido em sua forma ancestral, milenar e tradicional, sem interferência moderna que lhe cause qualquer modificação em sua essência.

Do relacionamento profissional

VII - A profissão é praticada através do relacionamento honesto, justo e com espírito colaborativo e virtuoso dos profissionais para com os Mestres mais antigos vivos ou mortos, ordenadores, beneficiários ou colaboradores de seus serviços, com respeito hierárquico no tratamento entre os profissionais mais antigos e com lealdade na profissão.

VIII - O Yoga é produto milenar. Consultar um Mestre vivo e responsável por uma linhagem é assegurar o futuro da profissão, dos valores e do próprio profissional.
Não caminhe sozinho, esteja sempre junto de uma comunidade ou de um Mestre Realizado para desenvolver nossa honrada profissão.

 

3 - Dos deveres

 

Art. 8º

No exercício da profissão são deveres do profissional:

 

a. oferecer seu saber para o bem da humanidade;
b. harmonizar os interesses pessoais aos coletivos;
c. contribuir para a preservação da incolumidade pública e coletiva;
d. ensinar com responsabilidade os conhecimentos filosóficos, artísticos e científicos inerentes à profissão com autenticidade milenar;
e. identificar-se e dedicar-se com zelo à profissão;
f. conservar e desenvolver a cultura da profissão;
g. preservar o bom conceito ancestral e tradicional da profissão;
h. desempenhar sua profissão ou função nos limites de suas atribuições e de sua capacidade pessoal de realização;
i. empenhar-se junto aos conselhos profissionais no sentido da consolidação da cidadania e da solidariedade profissional e da coibição das transgressões éticas;


 

4- Da conduta:

a. Respeito e humildade devem constituir a base para um relacionamento estabelecido em yoga. Todas as tradições e Mestres devem ser respeitados e o discípulo deve sempre se atentar ao seu papel de buscador dentro da tradição e transmissão discipular nunca ofendendo ou se colocando à frente do mestre e da tradição. O caminho discipular é longo e o discípulo deve antes de tudo respeitar e reverenciar o seu mestre. Não há yoga sem tradição e não há yoga sem mestre. Antes de iniciar a jornada em yoga, perceba se há identificação com seu mestre. Ele será seu guia.

b. não apresentar proposta de honorários com valores vis ou extorsivos ou desrespeitando tabelas de honorários mínimos aplicáveis;
c. não usar de artifícios ou expedientes enganosos para a obtenção de vantagens indevidas, ganhos marginais ou conquista de contratos ou certificados;
d. não usar de artifícios ou expedientes enganosos que impeçam o legítimo acesso dos colaboradores às devidas promoções ou ao desenvolvimento profissional;
e. não descuidar com as medidas de segurança e saúde do trabalho sob sua coordenação;
f. não impor ritmo de trabalho excessivo ou exercer pressão psicológica ou qualquer assédio sobre os colaboradores;
g. não intervir em trabalho de outro profissional sem a devida autorização de seu titular, salvo no exercício do dever legal;
h. não referir-se preconceituosamente a outro profissional ou profissão;
i. não agir discriminatoriamente em detrimento de outro profissional ou profissão;
j. não atentar contra a liberdade do exercício da profissão ou contra os direitos de outro profissional;
l. não prestar de má-fé orientação, proposta ou qualquer ato profissional que possa resultar em dano ao ambiente natural, à saúde humana ou ao patrimônio cultural da instituição universal do yoga.

 

5 - Da infração ética

 

Art. 9

Constitui-se infração ética todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princípios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem.

 

Art.10
A tipificação da infração ética para efeito de processo disciplinar será estabelecida, a partir das disposições deste Código de Ética Profissional, na forma que a lei determinar.

 

 

 

BOAS VINDAS AO SADHAKA
PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

 

 

1.    Reconheçamos a inteligência de uma força Maior, de ordem cósmica, responsável pelos giros dos planetas com exatidão matemática, que permite o desabrochar das flores no momento exato, o amadurecimento dos frutos e o levantar do sol a cada dia, pontualmente. Chame essa “inteligência maior” como quiser, e perceba que Ela lhe trouxe até aqui, nesta vida, neste corpo, neste momento, não ao acaso. Isto significa que você está no lugar certo, na hora certa e com pessoas certas.

 

2.    Todos aqueles que estão aqui estão passando pelo processo da transcendência. Você não está sozinho.

 

3.    Agradeça sua Energia Maior por ter lhe guiado durante toda a sua vida preparando você para compartilhar hoje, aqui conosco, os ensinamentos milenares da tradição do Yoga.

 

4.    Reconheça esta conquista e honre os ensinamentos ora apresentados.

 

5.    Você será colocado à prova a cada dia, pois estará superando-se através da filosofia mais antiga sobre auto-transcendência da humanidade: o yoga.

 

6.    Muitos dos agentes sabotadores que tentarão lhe afastar deste caminho de olhar profundamente para dentro de si mesmo, serão condicionamentos de si mesmo, agentes auto-sabotadores, e deverão estar sob o foco atento e cuidadoso de sua Mente Maior.

 

7.    O processo de aprendizagem através do yoga será como demolir uma casa para construir outra. Quem gosta de morar numa casa bagunçada? É preciso paciência durante a reforma. Após o período de reforma vem a recompensa por ter uma casa muito melhor do que antes. Isso porque, durante muitos anos, sua casa foi construída com tijolos inseridos por outras pessoas, pela sociedade, padrões religiosos e familiares por exemplo. Ao demolir sua casa antiga e reconstruí-la novamente, somente novos tijolos inseridos apenas por você mesmo serão utilizados. Isso não significa que todo o resto será jogado no lixo, mas que você poderá organizar emoções antigas, padrões de comportamento e entender o funcionamento de cada coisa em sua nova casa reformada. Alguns dos tijolos, por estarem associados a padrões emocionais, talvez sejam muito difíceis de serem removidos ou reformados. Mas quando a casa estiver novamente em pé, será motivo da máxima alegria, pois um novo Ser muito melhor renascerá, dotado de consciência, se estabelecerá com base em profundo conhecimento sobre Si Mesmo.

 

8.    O processo será profundo, como se a sua vida fosse um tapete prestes a ser sacudido. Muita poeira vai levantar, nem tudo será entendido num primeiro momento. O mais indicado, portanto, é deixar a poeira baixar para depois entender os processos e tomar decisões.

 

9.    Você poderá perceber durante a caminhada alguns bloqueios ou impedimentos para prosseguir. Cuidado com eles. Analise e perceba o quanto podem ser criações próprias para afastá-lo do processo de despertar.

 

10. Para lidar com tudo isso você terá um Mestre, que será além de professor (na Índia chamado de Gurujii ou Swamijii), um guia, que poderá ajuda-lo em cada um dos seus processos internos. 

 

11. Consulte sempre seu professor, abra-se sempre que precisar para que ele possa ajuda-lo no processo de despertar, pois ele já passou pelo caminho do despertar e agora pode lhe auxiliar em como fazer a travessia.

 

12. Lembre-se que o yoga não acontece em sala de aula e sim na vida, no dia-a-dia. Por isso seu Mestre e professor estará sempre por perto para compartilhar e dividir seus processos e desafios.

 

13. Não há yoga se não há identificação com o Mestre.

 

14. Não há yoga sem transformação de valores pessoais, de padrões internos e de condicionamentos antigos. Estudar yoga é estudar a si mesmo através de técnicas e ensinamentos milenares que vão melhorar nosso modo de ser-e-estar no mundo em que vivemos. Perceba se há maturidade e inteligência emocional suficientes para ter um mestre durante todo o processo de sua formação.

 

15. Durante seu processo de formação, procure abster-se de tomar decisões.
Não é possível concluir nada sem ter a visão do Todo. O curso abordará o yoga desde o início e está todo modulado para que sua consciência acompanhe o seu processo de transformação em seu tempo e ritmo próprios, não há pressa. Enquanto estiver fazendo o curso de formação, um novo Ser estará sendo gestado, que em poucos meses nascerá dentro de você. Durante este processo de gestação, anote todos os seus processos, registre seus sentimentos, dúvidas e o mais importante, sempre consulte e compartilhe suas experiências com seu Mestre formador. É importantíssimo que tenha um diário para anotar suas sensações, suas práticas e seus processos pessoais. Este estudo talvez só lhe faça sentido após muitos anos do seu registro, portanto anote!

 

16. Confie em seu processo. Agradeça sempre.

 

17. O caminho não será apenas de flores, para plantarmos um novo jardim devemos cuidar da terra e prepara-la para receber o novo. Receber o novo nem sempre é fácil, esteja pronto para lidar com suas emoções e conflitos internos. Nunca esqueça que você estará sempre amparado pelo Mestre.

 

18. Em copo cheio não é possível acrescentar mais água. Esvazie o seu copo, guarde seus conhecimentos, conceitos e verdades em uma nova pasta dentro dos seus arquivos pessoais. Não há como aprender e vivenciar nada no yoga se você vir com o seu copo cheio. Para aprender o caminho do yoga é importantíssimo que entenda que seu copo deve estar vazio. Isso não significa que deva jogar fora todos os seus anos de estudos e pesquisas, muito pelo contrário. Guarde seus valores pessoais muito bem guardados e abra um novo espaço dentro de si mesmo para inserir novos conhecimentos.  Sem comparações e julgamentos baseados em “certo e errado” ou “melhor ou pior”.

 

19. Após o curso, você poderá filtrar aquilo que não lhe servir, mas não tente fazer isso durante o curso pois você ainda não terá compreendido a visão do todo.

 

20. Tenha paciência, permita que o universo lhe mostre o caminho que só acontecerá após 12 meses de formação.

 

21. Desenvolva a humildade, a disciplina e o foco nos estudos durante todo o seu processo de formação. Yoga é disciplina.

 

22. Não deixe de ler as lições complementares e estudar em casa para otimizar o processo de aprendizagem e entendimento do yoga através do entendimento de Si Mesmo.

 

23. Leia estas primeiras páginas sempre que precisar ou estiver precisando de orientação rápida, tenho certeza que ajudará em seu caminho. Este texto foi desenvolvido para que se lembre sempre de que o processo leva tempo e você precisa confiar, agradecer e entregar.

 

24. Abra-se para novas experiências.

 

25. Se todos estes tópicos foram absorvidos em seu coração, chegou a sua vez! Seja bem vindo! Agora podemos começar!

 

 

bottom of page